top of page

convidados

Angela M.
T. Zucchi

(USP)

Angela M. T. Zucchi é docente, desde 2004, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde graduou-se em português, espanhol e italiano (1992) e Licenciatura (FE-2000), titulou-se mestre (2002), fazendo um estudo sobre as colocações verbais em italiano e doutorou-se em Semiótica e Linguística Geral (2010), especializando-se na área de Lexicologia e Lexicografia, com foco no uso de dicionários por parte de aprendizes de italiano. Fez pós-doutoramento na Università degli Studi di Torino (2014) com foco na fraseologia jurídica e nas questões culturais inerentes a mobilità accademica, ao intercâmbio de estudantes estrangeiros na Itália. É tradutora pública, nomeada (2000) pela Junta Comercial do Estado de São Paulo e traduz também textos literários. Atualmente, leciona disciplinas de Língua e Cultura Italiana e de Teoria e Prática de Tradução, nos cursos de graduação e de pós-graduação na FFLCH/USP. Orienta (desde 2012) em nível de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e é líder do Grupo de Pesquisa (CNPQ) LuPa – Lugar da Palavra e seus contextos. Tem resultados de suas pesquisas publicados em livros e revistas especializadas. Participa, com apresentações, de eventos científicos no Brasil e no exterior, cuja temática esteja no âmbito de seu interesse de pesquisas, ou seja, o léxico na interface com os estudos de tradução e de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.

Aparecida Isquerdo

(UFMS)

Doutora em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela UNESP/Araraquara (1996). É docente aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atuou como Pesquisador Visitante (PV/CNPq) no Programa de Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Londrina (2005/2006); na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PV/UFMS), Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens/CCHS (2007/2009); no Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado/Doutorado)/CPTL (2014/2016) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens/FAALC (UFMS/CAPES) (2019/2021). A partir de 2021 é Pesquisador Sênior na UFMS, nos Programas Estudos de Linguagens/FAALC e Letras/CPTL, atuando como docente permanente no Mestrado e no Doutorado, com atividades de ensino, de pesquisa e de orientação. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicologia, Lexicografia, Onomástica e Dialetologia/Geolinguística, especialmente nos seguintes temas: léxico, toponímia, atlas toponímico e atlas linguístico. As suas investigações centram-se nos estudos do léxico, em especial o léxico regional e o léxico toponímico, buscando a interface entre Lexicologia/Lexicografia e Dialetologia e na Toponímia e disciplinas afins.  É Diretora Científica no âmbito do Comitê Nacional de coordenação do Projeto Atlas Linguístico do Brasil – ALiB e Coordenadora do projeto Dicionário de Topônimos do Estado de Mato Grosso do Sul - DTMS. Uma das organizadoras da coleção “As Ciências do Léxico”, publicada pela Editora UFMS desde 1998. Bolsista de Produtividade de Pesquisa/CNPq, 1C.

Elizabete Aparecida Marques

(UFMS)

Possui Graduação em Letras, Habilitação em Português e Espanhol (1991), e Mestrado em Estudos Linguísticos (2001) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São José do Rio Preto, São Paulo. É Doutora em Linguística Aplicada pela Universidad de Alcalá de Henares (Espanha, 2007) e realizou Estágio Pós-Doutoral em Fraseologia pela Université Paris 13 (França, 2013), tendo atuado no Laboratório LDI (Lexiques, Dicctionnaires, Informatique). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde atua como docente e pesquisadora no Curso de Letras e nos Programas de Mestrado em Estudos de Linguagens e Mestrado e Doutorado em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: fraseologia, fraseologia cognitivo-contrastiva, fraseografia e ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (espanhol). Atual Chefe da Divisão Editora UFMS e Coordenadora do Grupo de Trabalho em Lexicologia, Lexicografia, Terminologia e Terminografia (GTLEX) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Linguística e Letras (ANPOLL).

Guilherme Fromm

(UFU)

Possui graduação em História (1990) e Letras - Alemão/ Português (1998), com licenciatura em Português (2009), especialização em Tradução - Inglês/Português (2000), mestrado em Linguística (2002) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (2008), todos pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado em Linguística/Lexicografia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor Associado do ILEEL/UFU, área de Língua Inglesa. Editor das revistas Domínios de Linguagem (http://www.seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem) e Revista GTLex (http://www.seer.ufu.br/index.php/GTLex/index), da série de livros e-Classe (EDUFU) e membro do Comitê Consultivo do Projeto SciELO Livros. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Lexicografia, Terminologia, Terminografia bilíngue, Tradução e Linguística de Corpus.

(USP)

Possui graduação em Letras (Português-Francês) pela Universidade Católica de Santos, Mestrado em Lettres Modernes pela Académie de Lettres de Besançon (Besançon, França), Doutorado em Linguistique pela Université Paris 3 - Sorbonne-Nouvelle (Paris, França), Livre-docência pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de Pós-doutorado na Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (França), na Université Paris 7 - Denis Diderot (França), na Université Paris 13 - Villetaneuse (França), no Institut de la Langue Française (Nancy e Centre de Terminologie et de Néologie, Paris), na Université Laval (Québec, Canadá). Atuou como professora-doutora junto à Universidade Estadual Paulista (UNESP), campi de Marília e Assis, de 08-1976 a 12-1989. Em 01-1990, ingressou na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, na qual passou a exercer as funções de professora titular a partir de 12-2006. Foi presidenta do Comitê Executivo da Rede Ibero-americana de Terminologia de 11-2000 a 11-2002, coordenadora do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL de 06-2002 a 06-2004 e presidenta do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo de 07-2011 a 07-2013. Em semestre sabático de 18-01 a 18-07-2021 junto ao IEA (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo), para o desenvolvimento do Projeto "Estudo e divulgação da terminologia da Covid-19". Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos do Léxico, atuando principalmente nos seguintes temas: Neologia, Morfologia, Lexicologia, Terminologia e Lexicografia.

Karine Marielly Rocha da Cunha

(UFPR)

Sou Professora Associada II no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, área de Língua Italiana. Fiz Bacharelado em Letras - Habilitação em Tradução na UNESP/SJRP(2000); Especialização na Università per Stranieri di Reggio Calabria com o curso Formazione Docente di Lingua e Cultura Italiana (2003); Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa no DLCV/FFLCH - USP (2005); Master em Didattica della Lingua Italiana come LS/L2 na Università per Stranieri di Perugia (2005); Doutorado em Linguística no DL/FFLCH - USP (2010) e pós-doutorado na Accademia della Crusca - Florença (2017). Interesso-me por Cinema e Artes em Geral como instrumento para ensino de Italiano LE; Dialetologia Italiana e Língua de Herança; Ensino de Língua Italiana Geral e para Fins Específicos; Lexicologia e Lexicografia Pedagógica; Leitura em LE; Intercompreensão em Línguas Românicas; Terminologia e Tradução. Atualmente, desenvolvo pesquisa sobre a Língua Italiana no período fascista interessando-me também pelas repressões linguísticas sofridas pelas línguas românicas em períodos ditatoriais. Faço parte dos grupos de pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisas no Brasil: 1) CEVEP - Centro de Estudos Vênetos no Paraná - UNICENTRO; 2) FLORES: Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas - UFPR; 3) GELHE - Grupo de Estudos sobre Lí­ngua de Herança no Brasil - USP e 4) LUPA - Lugar da Palavra e seus contextos - USP. Ultimamente, não só o mundo dos vinhos, mas também a terminologia italiana e portuguesa que o envolve tem me interessado muito! É membro fundadora do NuCLiH - Núcleo de Cultura e Língua de Herança.

Mariangela de Araujo

(USP)

Tem Bacharelado em Letras (1996) e Licenciatura em Língua Portuguesa (1997) pela Universidade de São Paulo. Tem Mestrado (2001) e Doutorado (2007) em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Foi diretora do Centro Interdepartamental de Estudos em Tradução e Terminologia (CITRAT) da USP. Atualmente é professora doutora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Terminologia, Lexicologia e Lexicografia em língua portuguesa.

Mário Eduardo Viaro

(USP)

Professor livre-docente da área de Filologia e Língua Portuguesa, DLCV-FFLCH, doutor em Filologia Românica pela USP, com especializações em Mannheim e Heidelberg/ Alemanha (DAAD - Institut für deutsche Sprache e bolsa DAAD - Romanisches Seminar/ Universität Heidelberg) e Chur/ Suíça (bolsa Pro Helvetia - Lia Rumantscha/ Institut Rumancz Grischun). Pós-doutorado em Coimbra/ Portugal (bolsa FAPESP - Universidade de Coimbra).  Orienta nas linhas de pesquisa de Etimologia da Língua Portuguesa e Morfologia Histórica do Português. Atualmente bolsista PQ-1D pelo CNPq com a pesquisa "O legado de Jerônimo Cardoso: descrição e etimologia do português do séc XVI", colaborador como redator na equipe "Iberoromania" do projeto DÉRom/ATILF-Nancy e tradutor juramentado de língua romena pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP). Coordenador do grupo de pesquisa Morfologia Histórica do Português (www.usp.br/gmhp), cadastrado no CNPq, fundador e atual vice-coordenador do Núcleo de apoio à pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP), ligado à pró-Reitoria de Pesquisa, da USP. Membro correspondente pelo Estado de São Paulo pela Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL).

Márcia Sipavicius Seide

(UNIOESTE)

Doutora em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela USP (2006), realizou estágio pós-doutorado em Linguística pela UFSC (2015). Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 2002 e orientadora de iniciação científica, mestrado e doutorado na área de Onomástica. Vice- coordenadora do Grupo de Trabalho de Lexicologia, Terminologia e Lexicografia da ANPOLL e do Observatório de Onomástica sediado na UFMG, membro do ICOS (International Council of Onomastic Sciences no qual é coordenadora do grupo de bibliografia e membro do grupo de terminologia. Criadora e editora da revista internacional Onomástica desde América Latina.

Patrícia Carvalhinhos

(USP)

Orientadora de Mestrado; Orientadora de Doutorado Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Linguística (nota 7 em 2005, ano da titulação) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor doutor II ref. MS-3 Nível 2 da Universidade de São Paulo. Sua produção e experiência, ainda que fortemente pautada nas ciências da linguagem, é marcadamente interdisciplinar pela própria essência de sua área de atuação: Onomástica. A ciência dos nomes, desdobrada entre o estudo de nomes de lugares e nomes de pessoas (além de nomes em geral), só pode ser estudada sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Sua produção dialoga com várias disciplinas: linguística, história, geografia, cartografia, urbanismo, antropologia, psicologia, religião. Desde 2015, sua produção tem-se voltado sobretudo à compreensão dos fenômenos relacionados aos mecanismos de produção de nomes nos meios urbanos (toponímia crítica). (Texto informado pelo autor).

CONTATO
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Local do evento: USP/FFLCH – Sala 14 – Auditório Ciências Políticas – Edifício de Filosofia e Ciências Sociais - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-010​

© 2022 por LUPA - lugar da palavra e seus contextos

Site confeccionado por Isabela Cristina dos Santos (UFPR).

bottom of page